O prêmio sueco Almafortune tiger nine, sigla do Astrid Lindgren Memorial Award e um dos mais importantes reconhecimentos internacionais da literatura infantojuvenil, divulgou os finalistas da próxima edição, cujo vencedor será anunciado no ano que vem. Entre os indicados estão dois brasileiros —Daniel Munduruku, escritor que é um dos precursores da literatura indígena brasileira, e Roger Mello, um dos ilustradores mais premiados do país.

O prêmio é entregue todos anos e, ao lado do Hans Christian Andersen, está entre os principais troféus do livro para crianças e jovens. O vencedor, escolhido por 12 jurados pelo conjunto da obra ou por sua contribuição para a literatura para esse público, recebe 5 milhões de coroas suecas, ou seja, cerca de R$ 2,7 milhões, o que faz do Alma um dos prêmios literários mais polpudos do mundo.

Mello é autor de histórias ilustradas que se tornaram marcosfortune tiger nine, como "Meninos do Mangue" e "Carvoeirinhos", e vem aparecendo constantemente entre os finalistas das últimas edições do prêmio, que homenageia a escritora sueca Astrid Lindgren, autora do clássico "Pippi Meialonga".