A Petrobras e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento e Social) lançaram nesta segunda-feira (31) um programa para revitalização de florestas degradadas para a geração de créditos de carbono.tigre joguinho
O objetivo é promover a restauração de até 50 mil hectares de áreas degradadas na amazônia, com a geração de 15 milhões de créditos. A Petrobras garantirá a demanda pelos papéis, e o BNDES será responsável pelo financiamento.
Planeta em TranseO diretor de Transição Energética da estatal, Maurício Tolmasquim, disse que o programa anunciado nesta segunda, chamado de ProFloresta+, é inspirado nos contratos do setor elétrico brasileiro.
A Petrobras fará leilões de compra de créditos de carbono e comprará dos proponentes que oferecerem o menor preço, como ocorre nos leilões de energia do governo. Com os contratos de venda nas mãos, os investidores têm mais chance de conseguir empréstimo.

"Hoje é muito mais fácil comprar crédito de carbono de preservação ambiental do que de restauro, porque é difícil financiar o restauro", disse Tolmasquim. Segundo ele, o modelo ajudará a estabelecer preços para os créditos gerados a partir de recuperação de florestas.
"O restauro florestal é uma área muito promissora e o Brasil tem potencial para ser referência mundial", disse a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello. "O que estamos fazendo hoje é gerar uma demanda firme de mercado."
Na fase piloto do programa, os projetos terão no mínimo 3.000 hectares, evitando 1 milhão de toneladas de carbono equivalente. A ideia é contratar cinco projetos, com 25 milhões de árvores plantadas.
"O programa vai muito além do reflorestamento convencional", afirmou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard. "Estamos falando de uma verdadeira revolução. Isso é projeto estruturante em prol do clima", completou, afirmando que a Petrobras é uma empresa comprometida com o meio ambiente.
A estatal tenta convencer a área ambiental do governo a autorizar a perfuração de um poço exploratório na Bacia Foz do Amazonas, na costa do Amapá, com a esperança de encontrar uma nova província para a produção de petróleo no país.
jogo do fortune tigerO projeto, porém, encontra resistência da área técnica do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e de organizações ambientalistas que pedem a suspensão da exploração de petróleo no mundo.
Este mês, o Ibama autorizou a estatal a dar início à limpeza do casco da sonda de perfuração contratada para o poço, mas ainda não há prazo para a realização de teste operacional necessária para a licença.
jogo do tigreNesta segunda, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que espera entregar em breve um centro de despetrolização de animais em Oiapoque (AP), o que considera ser a última exigência do Ibama para conceder a licença e espera para abril a autorização para o teste operacional da perfuração.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Amazônia BNDES desmatamento floresta amazônica meio ambiente Petrobras sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/03/petrobras-e-bndes-lancam-parceria-para-fomentar-restauracao-de-floresta-na-amazonia.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email


Recurso exclusivo para assinantes
jogar fortune tiger demoassine ou faça login
Jogo Fortune Tiger Lula sinaliza a retomada de conversas, e aliados veem chance de destravar reforma ministerialNegociações de trocas na Esplanada se arrastam há meses; até agora presidente fez mudanças em pastas comandadas pelo PT
31.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Escritor Itamar Vieira Junior fará live para assinantes da CasaFolha; saiba como participarNo dia 15/4, autor de 039;Torto Arado039; tira dúvidas ligadas ao curso de escrita criativa na plataforma de streaming
30.mar.2025 às 6h36 jogo fortune tiger
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Tarifas de Trump sobre carros podem excluir consumidores mais pobres e não criar boom de empregosPlano para a fabricação de automóveis nos EUA tem inconsistências e prejudicará montadoras
31.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48

Cadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok