jogo do tigre

jogo de apostar dinheiro Você acha que entende o seu cachorro?

data de lançamento:2025-03-28 13:00    tempo visitado:97

Cachorros não podem falarjogo de apostar dinheiro, contudo a linguagem corporal deles fala. Muitos vão se curvar quando querem brincar, por exemplo, ou lamber os lábios e desviar o olhar quando estão nervosos ou com medo.

Mas as pessoas nem sempre são boas em interpretar esses sinais —ou até mesmo notá-los, sugere um estudo publicado nesta segunda-feira (10).

Nesse trabalho, os pesquisadores apresentaram vídeos de um cachorro reagindo a estímulos positivos e negativos, incluindo uma coleira, um petisco, um aspirador de pó e uma repreensão.

Um cão preto, deitado na grama, com a cabeça baixa e os olhos voltados para a frente. O ambiente é composto por grama verde e algumas folhas ao redor. Tutores nem sempre são bons em interpretar sinais de cachorros, segundo pesquisa - M. Scott Brauer/The New York Times

Ao serem solicitados a avaliar as emoções do cachorro, os espectadores pareciam prestar mais atenção às pistas situacionais do que ao comportamento real do animal, mesmo quando os vídeos haviam sido editados para serem enganosos —em um vídeo, por exemplo, um cachorro parecia reagir à visão de sua coleira, mas, na verdade, tinha visto um aspirador de pó.

"Quando se trata de perceber as emoções dos cães, pensamos que sabemos o que está acontecendo, mas na verdade estamos inconscientemente confiando em muitos outros fatores", disse Holly Molinaro, estudante de doutorado na Universidade Estadual do Arizona e autora principal do artigo, publicado no periódico Anthrozoös.

Essa tendência poderia enganar os tutores sobre o bem-estar de seus cães, segundo Molinaro. Quem deseja estar atento às experiências e emoções de seus cães precisa "dedicar um segundo ou dois para realmente se concentrar no cão em vez de tudo o mais que está acontecendo", acrescentou ela.

tiger jogo

A ideia para o estudo surgiu em 2021, quando ela estava começando seu trabalho de doutorado em emoções caninas, mas a pandemia de Covid-19 limitara sua capacidade de realizar pesquisas presenciais.

A pesquisadora se inspirou em estudos que exploram como pistas contextuais afetam as percepções das emoções das pessoas e, também, em uma tecnologia popular na era da pandemia: o Zoom, que dispõe de um recurso que desfoca o fundo da imagem durante videoconferências.

fortunetiger

Molinaro e seu orientador, o especialista em comportamento canino Clive Wynne, começaram a se perguntar se poderiam criar vídeos que permitissem às pessoas ver o comportamento de um cachorro, mas não o que acontecia ao redor dele.

Enquanto visitava seus pais no estado americano de Connecticut, Molinaro começou a gravar vídeos do cachorro da família, Oliver, 14, interagindo com o pai dela. Em alguns dos vídeos, o pai fazia coisas que Oliver provavelmente responderia positivamente, como mostrar a coleira ou um brinquedo. Em outros, adotava ações que provavelmente resultariam em reações mais negativas, como repreender gentilmente Oliver ou apresentá-lo ao gato Saffron —"Ele não era fã", afirmou a pesquisadora.

Após um curso intensivo de edição de vídeo, Molinaro fez versões dos vídeos em que todo o contexto situacional era removido, deixando imagens de Oliver sozinho em um fundo preto.

Os pesquisadores pediram a centenas de universitários que assistissem ambos os conjuntos de vídeos e avaliassem o estado emocional de Oliver em cada um deles.

Quando avaliaram os vídeos originais, os participantes classificaram as emoções de Oliver como mais positivas nos cenários positivos do que nos negativos. Mas, quando o contexto foi removido, classificaram as emoções de Oliver como igualmente positivas em ambos os tipos de situações.

Então, os cientistas juntaram imagens de diferentes situações —por exemplo, com o pai de Molinaro apresentando um aspirador de pó ao lado de imagens da reação de Oliver ao ver sua coleira.

Os espectadores pareciam ser mais influenciados pelo contexto do que pelo comportamento de Oliver. Quando o pai de Molinaro era retratado fazendo algo encarado como positivo, os participantes julgavam as emoções de Oliver como positivas, mesmo que ele tivesse sido filmado reagindo a algo negativo.

"Não há evidências de que as pessoas realmente vejam o cachorro", disse Wynne. "Elas parecem ter uma espécie de ponto cego em torno do próprio cachorro."

Leia mais

Quanto a raça influencia na saúde e comportamento de um cachorro?

Interferência dos humanos no processo de criação dos animais teve consequências na vida dos animais

Cachorra 039;superdotada039;? A border collie brasileira que sabe 200 palavras e virou estrela de pesquisa

Gaia faz parte de um pequeno grupo internacional de cães com uma habilidade excepcional

Consulte e Baixe sua Fatura—Consulte, baixe, altere o vencimento e obtenha o código de barras para sua fatura online. Acesse e resolva assuntos financeiros de maneira fácil e rápida com o app Minha ZA9BET. Cachorros conseguem aprender os nomes de objetos, segundo pesquisadores

Para testar os cães, eles adaptaram um experimento que é realizado com crianças

O estudo tem limitações, incluindo o fato de que foi baseado no comportamento de apenas um cachorro. As pessoas também podem se sair melhor ao avaliar as emoções de seus próprios cães, segundo Wynne, e provavelmente teriam notado sinais de intenso terror ou trauma. (Os cientistas não submeteram Oliver a experiências extremamente negativas.)

Ainda assim, ele espera que o estudo seja um alerta para os tutores. "Estou levando isso a sério na minha própria vida", disse Wynne, que recentemente adotou um galgo aposentado das corridas.

"Estou transformando isso em um projeto para aprender como ela se expressa, porque, se eu souber o que a faz feliz e infeliz, então posso guiar sua vida em direção a uma maior felicidade."

jogo fortune tigerfortune tiger

Infelizmente, Oliver não viveu o suficiente para ver o estudo publicado. "Mas é positivo que ele seja lembrado nesta pesquisa", afirmou Molinaro.

dê um conteúdo

benefício do assinante

Jogo Fortune Tiger

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

benefício do assinante

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA Copiar link Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

animais cachorro Estados Unidos universidade sua assinatura pode valer ainda mais Fortune Tiger é Confiável - Aposta segura e legal é aqui sua assinatura vale muito ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/03/voce-acha-que-entende-o-seu-cachorro.shtml Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email notícias da folha no seu email Relacionadas Explosões consecutivas do Starship lançam dúvidas sobre o megafoguete Cientistas protestam nos EUA contra os cortes de Trump Explosão do Starship afetou 239 voos e paralisou decolagens em 4 aeroportos nos EUA Veja também Surfista Ítalo Ferreira durante eclipse solar em praia entre as cidades de Natal e Baía Formosa, no Rio Grande do Norte - (Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool) astros Compartilhar astros: Leia as últimas notícias sobre astronomia, eclipses solares e lunares Ícone fechar Leia as últimas notícias sobre astronomia, eclipses solares e lunares ruf Compartilhar ruf: Saiba quais são as melhores universidades do Brasil no Ranking Universitário Folha 2023 Ícone fechar Saiba quais são as melhores universidades do Brasil no Ranking Universitário Folha 2023 Mais lidas em Ciência Ver todas The Conversation O que sentimos e pensamos no momento da morte? Ciência Superlua com eclipse lunar enfeita o céu de domingo astronomia Eclipse lunar total poderá ser visto de todo o Brasil na próxima sexta-feira (14) aeroportos Explosão do Starship afetou 239 voos e paralisou decolagens em 4 aeroportos nos EUA The New York Times Novas pesquisas alimentam debate sobre início da tragédia em Pompeia últimas notícias Nunes articula candidatura ao Governo de SP em 2026 com Tarcísio em disputa presidencial Eleições 2026 Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nunes articula candidatura ao Governo de SP em 2026 com Tarcísio em disputa presidencial

Prefeito, que precisaria renunciar após pouco mais de um ano de mandato, ficou animado com simulações em pesquisas

11.mar.2025 às 23h00 Receita Federal divulga regras do Imposto de Renda 2025 nesta quarta; veja prazos e quem deve declarar Imposto de Renda Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

jogo do tigre Receita Federal divulga regras do Imposto de Renda 2025 nesta quarta; veja prazos e quem deve declarar

Fisco vai atualizar limite de rendimento tributável que obriga a entrega da declaração e anunciar novidades

11.mar.2025 às 23h00 Número de mortes por Covid no Brasil ainda é alto e se equipara à queda de 6 Boeings em 2025 Projeto Saúde Pública Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Número de mortes por Covid no Brasil ainda é alto e se equipara à queda de 6 Boeings em 2025

De janeiro a 1º de março, a doença matou 761 pessoas no país, segundo dados do Ministério da Saúde analisados pela plataforma SP Covid Info Tracker

11.mar.2025 às 23h00

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Modal 500

OK Folha de S.Paulo Assine Topo folha de s.paulo Sobre a Folha Política de Privacidade Expediente Acervo Folha Princípios Editoriais Manual de conduta Seminários Folha Clube Folha Clube Folha Gourmet Séries Folha Coleções Folha Trabalhe na Folha Treinamento Circulação Verificada Fale com a Folha Anuncie (Publicidade Folha) Atendimento ao Assinante Erramos Fale com a Folha Ombudsman Painel do Leitor editorias Política Economia Cotidiano Educação Mundo Esporte Ilustrada Ilustríssima Comida F5 Podcasts Folhinha Folhateen Saúde Equilíbrio Ciência Ambiente Turismo Guia Folha Fotografia TV Folha Empreendedorismo opinião Opinião Colunas e Blogs Quadrinhos Charges Cartunistas mais seções Brasília Hoje Todas Dias Melhores Folha Social+ Seminários Folha Folha en Español Folha In English Folhainvest Folhaleaks Folha Mapas Folha Tópicos Folha Transparência Últimas notícias Versão Impressa Mapa do site serviços Aeroportos Folha Informações Guia de Benefícios Horóscopo Loterias Mortes Tempo outros canais Datafolha Estúdio Folha Publicidade Legal Folhapress Folha Eventos Top of Mind CANAIS DA FOLHA Fale com a Redação Mapa do site Atendimento ao Assinante Ombudsman Política de Privacidade Princípios editoriais e conduta Circulação Verificada newsletter A Folha integra o

O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48

NEWSLETTER Ícone alerta Por favorjogo de apostar dinheiro, selecione uma das opções abaixo. Quais newsletters você gostaria de assinar? Brasília Hoje IE | Relacionamentos Planeta em Transe Maratonar Mova-se Todas Tudo + um pouco FolhaJus IE | Como criar hábitos Energia Limpa Cuide-se Notícias do dia Painel Painel S.A. Mônica Bergamo Tudo a Ler Folha Carreiras China, terra do meio Combo Folha Mercado Colunas e Blogs Dicas do Editor Para Curtir SP Lá Fora FolhaMed News from Brazil Noticias de Brasil exclusivo para assinantes Você também gostaria de: Receber informações sobre produtos e serviços da Folha de S. Paulo Receber ofertas de parceiros da Folha de S. Paulo Cancelar Confirmar

Cadastro realizado com sucesso!

Ok

Por favor, tente mais tarde!

Ok