Ao construírem tocas e diques, ou simplesmente ao se deslocarem, alguns animais como as formigas, os castores, os salmões, as toupeiras e os hipopótamos esculpem o planeta efortune tiger instagram, coletivamente, modificam as paisagens do mesmo modo que as grandes inundações, revela um estudo de uma universidade londrina.
"Sempre nos interessamos pelos animais de forma individual. Com esse estudo, descobrimos a importância coletiva dos animais arquitetos", afirma à AFP Gemma Harvey, pesquisadora em geografia física que dirigiu um estudo da Universidade de Londres Queen Mary sobre o tema. O trabalho foi publicado no dia 18 do mês passado no periódico PNAS.

No total foram identificadas 603 espécies terrestres e de água doce como responsáveis por um impacto real nas paisagens, entre os quais camarões na América do Sul, marsupiais na Austrália, grandes herbívoros na África, cupins e formigas na Ásia, vermes de terra, ursos e insetos de água doce na Europa.
"Ao estimar a energia coletiva desses animais, descobrimos que rivalizava com outras forças importantes que moldam a paisagem, como as inundações", diz a pesquisadora britânica.
Mais Confiável do Brasil — Entre e receba seu bônus exclusivo para jogar e apostar nos melhores jogos brasileiros.Segundo o estudo, os animais identificados contribuem coletivamente com cerca de 76 mil gigajoules de energia para os processos geomorfológicos todos os anos, o que a equivale à energia mobilizada em mais de 500 mil grandes inundações de rios ou 200 mil temporadas de monções.
Do elefante aos cupinsEntre essas espécies, estão gigantes da fauna como o elefante, o urso-cinzento e o hipopótamo.
Segundo Harvey, ao pisotear e se deslocar entre o local onde dorme e o local onde se alimenta, o mamífero, que pode pesar até 1,5 tonelada, pode criar novos canais fluviais.
Outro bom exemplo são os castores. "Criam muitos habitats, mas também podem ajudar a mitigar as inundações ou a revitalizar rios com baixo fluxo de água durante períodos de seca", diz a pesquisadora.
Na República Tcheca, um grupo de castores reabilitou no início do ano um terreno militar onde as obras haviam sido paralisadas durante sete anos, criando diques e meandros que formaram uma zona úmida favorável para a proteção de lagostins, fazendo a comunidade economizar um milhão de euros no processo.
Além dessas espécies familiares, de acordo com Harvey, tendemos a subestimar os animais pequenos que são menos visíveis, porque vivem sob a terra ou sob a água, mas que são tão importantes quanto.
O exemplo mais impressionante se encontra no Brasil, onde colônias de cupins construíram milhares de montículos conectados entre si por túneis, em uma superfície equivalente à da Grã-Bretanha.
"É uma enorme quantidade de solo que esse animal desloca", destaca a especialista, que recorda que são construções visíveis até do espaço.
"Há muitos animais que ainda não foram estudados ou que sequer foram descobertos. Sabemos que ainda há milhões de insetos a serem descobertos. Também não estudamos os ecossistemas marinhos", diz a pesquisadora.
AmeaçadosSegundo o estudo, mais de 25% das espécies identificadas como animais construtores (28%) são raras ou endêmicas e 57 delas são consideradas em perigo de extinção segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
"À medida que perdemos espécies, perdemos esses processos únicos" e, em consequência disso, o equilíbrio dos ecossistemas, lamenta Harvey, que também considera que ainda falta conhecimento sobre os processos em si.
Leia maisfortune tiger jogar Mais antiga concentração de colônias de cupins no mundo tem 34 mil anos
Área na África do Sul é mais antiga do que outra localizada no Brasil, segundo pesquisa
fortune tiger jogo Ingestão de álcool por animais é surpreendentemente generalizadaCientistas avaliam que adaptações para aumentar o metabolismo do etanol evitem a embriaguez
Camundongos fazem manobras associadas a primeiros socorros, sugerem estudosAção é inédita em roedores; pesquisadores descrevem áreas cerebrais envolvidas no processo
A pesquisadora propõe prolongar os estudos integrando os efeitos da mudança climática. "Estamos refletindo sobre o que já foi perdido em nossas paisagens à medida que as espécies foram extintas ou que as populações diminuíram drasticamente."
Decidida a oferecer novas perspectivas para a conservação da biodiversidade, Harvey espera que esse tipo de estudo influencie nos programas de reintrodução de espécies essenciais para reduzir os fenômenos climáticos extremos.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
jogo do tigerAssinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
fortune tiger jogar Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
África América do Sul animais Ásia Austrália Oceania universidade sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/03/animais-de-603-especies-atuam-como-arquitetos-e-modificam-a-paisagem-da-terra.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email


Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Programa do Imposto de Renda deixará de existir e dará lugar a aplicativo; entenda as mudançasNovo app será lançado neste ano, em 1º de abril; PGD ainda pode ser baixado


Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
resultado da lotofacil concurso 2958 Itamar Vieira Junior, de 039;Torto Arado039;, estreia seu curso de escrita na CasaFolhaAutor, que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, ensina técnicas em aulas que chegam à plataforma em 23 de março
12.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Deputados resistem a PT e ameaçam implodir acordo de governo com Hugo Motta por vaga em tribunalPSD, PL e União Brasil têm parlamentares pleiteando cargo em disputa que ocorrerá em 2026
12.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
Mais Bônus, Mais Emoção - Cassino Legalizado no Brasil NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok